Aos que que não o aceitavam, Jesus dizia: “Se vocês são capazes de perceber os sinais do tempo que indicam chuva ou calor, como não são capazes de perceber a chegada da salvação? O mesmo vale para nós. Temos de estar atentos e abertos aos sinais, aos indícios e aos acontecimentos que nos podem ajudar a perceber o que Deus nos propõe e espera de nós. Em geral é assim que Ele nos fala.
Já faz um bom tempo que a Igreja vem nos pedindo para estarmos atentos aos “sinais dos tempos”. Essa atitude de observância e discernimento tem uma profunda raiz na Sagrada Escritura. Jesus foi uma pessoa muito observadora, basta analisarmos o seu modo de ser e de agir em relação ao povo, suas parábolas, seus discursos, seus milagres. Mas o que significa para nós, hoje, estarmos atentos aos sinais dos tempos? Significa contemplarmos o mundo e o ser humano com os olhos misericordiosos de Deus. (Lc 12, 54-59)
HOJE É DIA DE SANTO ANTONIO DE SANTANA GALVÃO, RELIGIOSO FRANCISCANO NATURAL DE GUARATINGUETÁ, O PRIMEIRO SANTO BRASILEIRO.