“Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida. Preserva tua boca da malignidade, longe de teus lábios a falsidade! Que teus olhos vejam de frente e a tua vista perceba o que há diante de ti! Examina os caminhos onde colocas os pés e que sejam sempre retos! Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, e retira o teu pé do mal!” (Pv 4. 23-27).
Jesus identifica-se com esse caminho: Ele é o caminho que conduz ao Pai. O projeto de Jesus nos dá tudo que necessitamos para nos ligarmos ao Pai, com seu projeto original de vida.
O que podemos fazer para que a nossa família seja bem sucedida? Em primeiro lugar, precisamos ter compromisso. Este se inicia quando homem e mulher decidem unir suas vidas. Eles tomam uma decisão que deve ser honrada e respeitada. Com a chegada dos filhos, esse compromisso estende-se também a estes. E não apenas isso. O compromisso com Deus não pode ser esquecido, pois ele é a base para os nossos relacionamentos.
Em segundo lugar, para ter sucesso na vida familiar é preciso dialogar. No entanto, nem sempre é fácil expressar nossos sentimentos. Temos que cuidar do que e de como falamos, pois as palavras podem ferir muito e trazer conseqüências desastrosas. A comunicação é um exercício que precisa ser aprendido diariamente, isso gera intimidade emocional.
Em terceiro lugar, precisamos aprender a guardar o nosso coração. A Bíblia diz que o diabo é como um leão que ruge ao nosso redor, pronto para nos devorar (1Pe 5.8). Ele só está esperando uma brecha para destruir a nossa família, se não estivermos atentos, cairemos nas suas armadilhas. A única forma de não ser vítimas das suas ciladas é manter os nossos olhos fixos em Deus.
Para que a nossa família seja bem sucedida precisamos afastar o coração daquilo que não agrada a Deus e “olhar para frente,” para Jesus, que vai adiante para nos conduzir.