“Se disseres no teu coração: estes povos são mais numerosos do que eu, como poderia eu despojá-los? Não os temas; lembra-te do que fez o Senhor, teu Deus, ao faraó e a todos os egípcios, das grandes provas que teus olhos viram, dos sinais e dos prodígios que o Senhor fez quando te tirou do Egito com sua mão forte e seu braço poderoso. O mesmo fará ele a todos os povos que temes”. (Deuteronômio 7, 17-19)
Moisés está dizendo à nova geração dos israelitas que eles tomariam posse da terra prometida por Deus. Ele os alerta de que enfrentariam nações maiores e mais fortes que eles, mas que eles não deveriam teme-las, pois Deus lutaria por eles. Eles avançariam e expulsariam estas nações, e Deus daria a vitória a Israel.
Creio que isto foi um grande conforto para os israelitas, pois o desafio era muito grande.
Qual é o grande desafio para você em sua vida? Algo que você precisa encarar mas tem receio? Algo que parece ser impossível de alcançar? Creio que quando estamos em situações assim, o primeiro passo a dar é orar e pedir a Deus se aquilo que pretendemos fazer é de fato da vontade dele para a nossa vida. Uma vez isso confirmado, o próximo passo é fortalecer-se espiritualmente e também preparar-se adequadamente para encarar o desafio: se é um vestibular, estudar e esforçar-se ao máximo para aprender as matérias; se é a busca ou até a mudança de um emprego, entender bem deste ofício que você está procurando, preparando-se melhor; se é fazer uma cirurgia, seguir todas as recomendações médicas de preparo; se é uma viagem, saber bem para onde vai.
O fortalecimento espiritual necessário vem do relacionamento diário com Deus: ler a Biblia e conversar com ele em oração, procurando discernir a sua vontade. O importante é que façamos a nossa parte e Deus fará a parte dele.
O que Deus mais esperava e exigia do povo de Israel era a obediência. Essa era a garantia de que todos receberiam vitória em suas lutas. Eles deveriam ser fiéis a Deus. Isto também vale para nós. Não importa o desafio que tenhamos pela frente, o importante é nos mantermos fiéis ao Senhor e confiantes nele.