Todos gostamos de receber presentes, mas nem todos sabemos como receber! Alguns que dizem não gostar de ganhar presentes, quase sempre estão fazendo referência à dificuldade pessoal de receberem alguma coisa de alguém. Adulto é mesmo complicado, criança nenhuma se recusa a receber presente, mas vamos crescendo e aprendendo infelizmente a complicar as coisas mais simples da vida, eis aí o mundo dos adultos, onde as coisas mais óbvias se tornam grandes problemas.
Nossa meditação está no evangelho de João 3, 16-21, ler atentamente o texto bíblico e acolher essa palavra é fundamental para ouvir o próprio Deus que fala comigo e com você. Leia mais de uma vez, preste muita atenção e faça um momento de silêncio, acolhendo com alegria a ação viva da palavra no seu coração.
Deus Pai nos deu Jesus como um presente, como uma garantia de salvação, mas nem todos souberam acolher esse presente, e ainda não sabem usá-lo, pois Jesus nos foi dado para a salvação, mas muitos, ao não aceitar o presente, fazem de Jesus um caminho de condenação pessoal; “quem crê nele não será condenado, mas quem não crê está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus”. Assim a nossa recusa em aceitar Jesus se volta contra nós mesmos!
Ao acendermos uma luz, ela brilha e torna claro tudo que está em torno dela, mas nós podemos escolher fechar os olhos para esta luz, nos negando aos efeitos próprios dessa luz, o que nos deixará na escuridão. O pior cego é o que não quer ver! A Luz veio ao mundo, mas o mundo preferiu não enxergar essa Luz, não acolhendo o presente que Deus nos mandou, Jesus Cristo, o Filho amado do Pai.
Agora você pode estar pensando, mas eu sou diferente dos outros, pois eu já aceitei esse presente e conheço Jesus. É bom lembrar que a luz quando acesa ilumina tudo e não só alguns pedaços, as sombras são formadas por trás dos obstáculos impostos á luz. A sombra é formada por uma iluminação parcial, fraca ou indireta, as sombras ainda não são trevas (que são formadas pela total ausência da luz). Eu e você podemos ter nossa vida de cristão cheia de muitas “sombras”, lugares e situações onde fomos impondo obstáculos para o não acolhimento total da luz de Cristo.
O único jeito de diminuir as “nossas sombras” está no caminho de aproximação da luz, e aqui a luz é uma pessoa, é aquele presente que Deus Pai nos enviou e que nem todos receberam com atenção: Jesus Cristo. Todo aquele que está em Jesus é filho da luz e não das trevas. Nas trevas se propaga a mentira, na luz se espalha a verdade. Receber ou não esse “presente do céu”, tem consequências sérias e exigências muito concretas nas nossas vidas!
Deus não se cansa de ser generoso conosco, nos deu o seu Filho, mas para que a festa seja completa é necessário que o presente seja acolhido por nós e tenha nas nossas vidas o espaço total para manifestar a sua Luz Divina. A mim e a você cabe eliminar todos os obstáculos que fomos permitindo que se levantassem em nossas vidas, para que uma vez destruídos não sejam desculpas para a formação de sombras, na vida que deveria ser toda iluminada pela verdadeira luz que é Cristo. E agora? Você decide receber ou não esse presente? Procuram-se cristãos que acolham esse presente do céu!