“Brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mt 5.16)
Na Bíblia está escrito que Jesus é a luz da vida e que devemos segui-lo para não ficarmos nas trevas. Isso nos dá a entender que nas trevas a vida será vazia e sem sentido. O mundo encontra-se em trevas, longe da luz, cheio de maldade, inveja, desrespeito, ambição, egoísmo, desonestidade, corrupção, adultério e vícios, entre outros males.
Faço um paralelo desta leitura com a flor girassol: o seu nome liga a flor ao sol. O girassol gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol. Ele tem uma substância que a ajuda a crescer e que responde a ação da luz solar. Assim o girassol gira sempre estimulado pela luz. Numa plantação de girassóis vemos a flor se mover à medida que o sol segue seu curso ao longo do dia. Quando cessa a luz do sol, a planta retorna à sua posição original, voltando-se para baixo. O girassol se volta para onde o sol estiver mesmo que este esteja escondido atrás de uma nuvem. Ele sempre busca a luz, precisa da luz, não vive sem ela.
Alguns ensinamentos que o girassol nos dá: 1º Ele precisa da luz do sol para viver; nós também, para viver bem, precisamos da luz de Deus. 2º Precisamos ser como o girassol, que segue a luz para onde ela vai, mesmo em dias nublados e difíceis. 3º Para o girassol, quanto mais luz melhor, assim deve ser também nossa conduta perante Deus, dependendo d’Ele em todos os momentos da vida. 4º Além de sempre acompanhar a luz, o girassol se recolhe perante a escuridão, não se deixando levar por ela. É preciso evitar condutas que não estejam iluminadas pelo Espírito de Deus.
De hoje em diante, quando você perceber que está desanimado, revoltado ou deprimido, que possa lembrar-se de ser girassol. Acredite no poder da Luz, da luz de Jesus, para neutralizar qualquer situação ruim e transformar sua vida em uma verdadeira benção de Deus.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!