“Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está o teu coração. O olho é a luz do corpo. Se o teu olho é são, todo teu corpo será iluminado. Se o teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas”! (Mt 6, 19-23).
As palavras de Jesus no Evangelho, concentram-se em torno do “porque” da vida. Para que vivemos? Qual é o fim do homem? Quais são as coisas essenciais de nossa vida?
Todos nós necessitamos de uma meta na vida, de um valor supremo que possa dirigir a nossa visão e ação no mundo. Enfim, o homem não é Deus e só se sente bem quando serve a um Deus, buscando nele proteção, confiança e solução para seus problemas.
Para Jesus, o acúmulo de riquezas não é o que conta. Os interesses do homem não consistem apenas em ter dinheiro, mas também em ter poder, prestígio, fama… Jesus, ao contrário, exorta-nos a reunir “tesouros no cèu”, tesouros que se identificam com os valores evangélicos, os quais ele proclama no sermão da montanha:
“Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos Céus!
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão a misericórdia!
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus!
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo mal contra vós por causa de mim.
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.