Os que recebem os benefícios de Deus mostram a veracidade da cura. A sogra de Pedro, livre da febre, coloca-se a serviço de Jesus e dos discípulos. Aqui, existe uma grande proximidade entre cura e serviço: enquanto a doença a impossibilitava e a prendia, a cura a torna livre, e capacita a pessoa para agir em Deus. Nosso coração, uma vez curado pelo Senhor, deve se perceber capaz de fazer o bem. (Mc 1, 29-39)
Quando estudamos as Escrituras, logo percebemos que a divindade de Cristo está muito clara em toda a Bíblia. Ele era Deus antes de vir a este mundo, não deixou de ser Deus ao encarnar na pessoa de Jesus e continua sendo Deus para toda eternidade. A partir desta verdade, algumas pessoas logo poderiam concluir: sendo Ele o próprio Deus, não teria necessidade de orar e estar em contato com o Pai. Entretanto, quando lemos os quatro Evangelhos, vemos que aconteceu justamente o contrário: há inúmeros textos que mostram Jesus orando e tirando longos períodos para isso.
O texto de hoje afirma que Jesus levantou muito cedo, foi para um lugar isolado e passou um longo tempo em oração. Quando os discípulos o encontraram, logo avisam: “Todos estão te procurando”. A tendência do ser humano numa situação como esta seria: se todos estão me procurando, então preciso atendê-los. Não há tempo a perder, nem com oração. Mas Jesus é diferente: enquanto todos o procuram, Ele tira tempo para ter intimidade com seu Pai. Esta é a atitude de Jesus em vários momentos de sua vida: diante de decisões importantes, de momentos de crise e oposição, de longas jornadas de pregação e ensino, etc. vemos Jesus retirando-se e tendo um tempo a sós com seu Pai.
Disto precisamos tirar uma lição importantíssima: se Jesus, sendo o próprio Deus, sentia a necessidade e a importância de orar e estar em intimidade com o Pai, quanto mais nós, miseráveis seres humanos, totalmente dependentes de Deus, precisamos nos exercitar na oração.
Não dependa apenas das suas forças, por mais capacitado que você se julgue. Aprenda com Jesus a orar e a ter intimidade com o Pai.
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!